ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS

Como sabem adoramos viajar, mas mais importante que conhecer outros países é conhecer o nosso. Foi por isso que optámos por fazer uma roadtrip com os nossos filhos. O local acabou por ser fácil – a Costa Vicentina. O nosso local preferido. Todos os anos reservamos uma semana para percorrermos a costa em descoberta à aventura, só com as nossas pranchas. Mas desta vez fomos com dois miúdos incríveis ao nosso lado. Assim sendo, hoje trago o post da nossa RoadTrip à Costa Vicentina com crianças.

Podem sempre ler as nossas sugestões de

FÉRIAS DE VERÃO COM CRIANÇAS – 4 DESTINOS IMPERDÍVEIS

A nossa costa tem um encanto especial e percorrê-la com amigos, família ou sozinho é sempre uma viagem inesquecível. O mais importante é ir e conhecer. Garanto que vão ficar pasmados com azuis sem fim. Cantinhos de cortar a respiração. Sem contar com a imensa tranquilidade e momentos descontraídos. Enfim, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina tem isso tudo.

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS

 

Fizemos um resumo da nossa viagem, sendo que posteriormente teremos posts com informação mais detalhada de cada zona. A realidade é que percorremos a costa de São Torpes até Sagres em roadtrip com duas crianças (um bebé de 7 meses e uma menina de 2 anos)! E queremos mostrar que, se têm crianças, devem fazer o mesmo. Pois no fim vão ver que é uma experiência tão gratificante.

Esta foi a nossa aventura.

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS

 

A nossa estadia

Ao início tivemos algumas dúvidas em relação à estadia, pois estávamos habituados a fazer campismo “selvagem”, em qualquer lugar, com a nossa quechua que abria e fechava num instante. Mas e com os miúdos? Então, após ponderarmos muito chegámos à conclusão de que:

1. Não queríamos ir acampar porque a logística de montar tenda e desmontar para mudar de sítio, voltar a montar … ia ser cansativo;

2. Não queríamos alugar hotéis / pousadas, etc porque queríamos ir sem regras, ficar onde nos apetecesse e fazer o percurso à nossa maneira, sem pressas. (Apenas tivemos uma noite marcada num hotel);

3. Não queríamos uma autocaravana porque existem muitos lugares onde são proibidas de parar;

4. A nossa melhor opção seria alugar uma carrinha transformada em casa – uma Campervan !

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS

 

Campervan

 

Foi realmente a melhor opção para a nossa família. Mas, com essa decisão vieram algumas dúvidas. Afinal, será que os miúdos iam dormir bem? Vão ficar aborrecidos? A carrinha tem condições? Vamos implicar uns com os outros por estarmos fechados num espaço tão pequeno tantos dias? Então e comida? E … Casa de banho?

Enfim, uma infinidade de perguntas normais de quando vamos ao desconhecido. Certamente que por mais que pesquise só saberemos quando lá estamos. A realidade foi que correu tudo tão bem. Os bebés dormiram os dois na cama de cima separados por uma almofada e com uma proteção improvisada para não caírem. Alugámos uma carrinha “média” pois achámos que era a mais indicada para nós.

Tinha:

1. Fogão para fazer comida

2. Acessórios para cozinha

3. Um frigorífico com um mini congelador

4. Adaptador para pôr mesa

5. Os bancos da frente viravam para trás

6. Casa de banho com chuveiro e água quente

Os pontos negativos que encontrámos:

1. Não tem isofix para as cadeirinhas de bebé, e a nossa cadeira não dá para prender sem isofix;

2. Os cintos atrás são “curtos”, ou seja, quando quisemos prender o ovo do Afonso não houve cinto suficiente – teve de ir a frente;

3. Lençóis velhos e rasgados;

4. O depósito da água suja (de lavar a loiça, etc) enche rapidamente e começa a sair pelo ralo do chuveiro! (descobrimos isso tarde de mais…);

5. Há que ter em atenção as datas, porque consoante os meses os preços alteram (e muito!).

Acordámos todos os dias com vista para uma praia nova, e isso simplesmente não tem preço. Os miúdos fartaram-se de brincar na rua, não estiveram aborrecidos nunca, sempre que tinham de comer simplesmente parávamos e fazíamos a comida. Assim, todos os dias foram dias de praia e de sentir a brisa do mar e a areia nos pés.

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS - A nossa Campervan

 

O percurso

Obvio que num mundo perfeito teríamos feito de São Torpes até Sagres de seguida. Mas a realidade foi, já tínhamos planeada uma noite no Zmar Eco Experience e, uma vez que os preços para a campervan a partir de Junho aumentavam muito, não iríamos conseguir tê-la no fim de semana. Então fizemos o nosso percurso a partir desses prossupostos.

Optámos por começar a nossa viagem por Milfontes até Sagres de campervan. Parando na Zambujeira do Mar para a estadia no Zmar. No fim de semana iríamos acampar 2 noites em Porto Covo, para mostrarmos essa zona aos nossos pequeninos.

De Campervan dormimos na Praia da Franquia (Vila Nova de Milfontes), Praia de Odeceixe, Praia da Amoreira (Odemira), Praia do Amado (Carrapateira) e na Praia do Beliche (Vila do Bispo). Sempre com vista para o mar e junto de outras carrinhas para termos segurança!

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS - Rota dormidas

 

Todas as manhãs acordámos junto à água, pegávamos no essencial e íamos direitos para a praia. Na hora de maior calor, normalmente os miúdos dormiam a sesta. E aproveitávamos para ir para outro local ou para descansarmos todos na carrinha.

 

A alimentação

A alimentação foi o mais fácil e pratico que poderia existir. Sempre que os miúdos tinham de comer parávamos ou íamos à carrinha e tínhamos tudo!

Optámos por fazer compras nos supermercados para pouparmos dinheiro e não estarmos condicionados a ter de ir a restaurantes perder tempo. Acreditem, o que menos querem numa viagem destas é miúdos (e pais) esfomeados, a ter de sair da praia para procurar um restaurante, esperar imenso tempo por comida e ainda ter de levar tudo atras, para de seguida voltar ao mesmo local!

Optámos por comidas simples de fazer e práticas. Muita fruta e muita água!

 

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS - paddle

 

Outros

Recebemos imensas perguntas, vou tentar resumir um pouco as que foram feitas:

1. A campervan tinha casa de banho – o que foi ótimo para não termos essa preocupação!

2. Os banhos foram fáceis, foi uma das grandes perguntas que nos fizeram. Tínhamos duche na autocaravana com água quente. Ainda assim, tínhamos um chuveiro exterior;

3. O Afonso e a Diana dormiram juntos na cama “de cima”. Contudo, apenas os separámos com uma almofada e protegemos a zona onde poderiam cair. Dormiram a noite toda! (Estarem tão cansados do dia também ajudou);

4. A Roadtrip durou 6 dias e a campervan não nos deu nenhum problema. Em termos de orçamento do aluguer e do combustível depende muito do local onde alugam, da época (varia mesmo muito!) e da quantidade/ tipo de comida que comem;

5. Melhores praias para crianças? Existem tantas! Mas nos próximos posts iremos falar das melhores praias para cada zona!

6. Em relação à campervan já existem tantas opções que é uma questão de pesquisarem na internet e verem o que é mais vantajoso para vocês.

ROADTRIP: COSTA VICENTINA COM CRIANÇAS - a nossa Campervan

 

Estamos prontos para a próxima!

Uma semana não dá para ver tudo! Principalmente para quem vai com crianças. assim, optámos apenas por visitar a Costa/ praias. Foram dias cheios de bons momentos, muito surf, skate, paddle, praia, campo. Enfim, uma constante conexão com a natureza que nos fez tão bem.

Com esta viagem aproximámo-nos, ainda mais, enquanto família, percebemos que precisamos de tão pouco para sermos felizes. Contudo, o grande choque foi chegar a casa. Sentimo-nos deslocados. Um espaço tão grande cheio de coisas desnecessárias que apenas nos afasta uns dos outros.

Ficámos a ansiar pela próxima viagem, entretanto vamos aproveitando todos os momentos que temos juntos.

 

 

Gostaram deste post? Guardem no Pinterest!

ROADTRIP: Costa Vicentina com crianças. A nossa experiência.

 

 

Se quiserem acompanhar todas as nossas aventuras ou ver como foi a nossa ROADTRIP: Costa Vicentina com crianças sigam-nos nas redes sociais:

Sigam-nos no Instagram aqui.

Sigam-nos no Facebook aqui.

 

 

Não se esqueçam de subscrever a nossa newsletter para não perderem os proximos posts sobre a Costa Vicentina!

Subscreve a newsletter para receberes novidades e descontos

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *